Somos estudantes de Ciências biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Este blog irá falar sobre o Microscópio Eletronico, suas funções, importância, invenção, contribuição para a ciência, entre outros. Esperamos que este espaço seja util para todos os leitores
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Resumo Comentado
Estudo e Desenvolvimento de Projetos III
Buscou-se incentivar nossa capacidade criativa, inovadora, de comunicação e uso de novas metodologias de trabalhos.
Tivemos a oportunidade de realizar trabalhos em laboratório, fotografar, utilizar programas ainda não conhecidos, exercitar nossa linguagem de forma a transmitir um conteúdo de forma acessível a vários níveis de conhecimento.
Com a Ciência Itinerante, projeto que esperamos que seja veiculado no transporte coletivo de Uberaba, trabalhamos com o visual, com o estímulo da curiosidade através de imagens que levariam à leitura do texto, transmitindo o conhecimento científico de forma simples e objetiva a um público que não está inserido nos centros de estudos.
Já com Stop-Motions, descubrimos uma nova forma de colocar em prática conhecimentos teóricos, de ilustrar fenômenos e dar movimento ao que muitas vezes é difícil explicar por não ser de fácil visualização.
E com os Blogfólios, trouxemos curiosidades acerca de assuntos do cotidiano dos Biólogos, (como o uso de Microscópios Óptico e Eletrônico, Lupas, as células animais e vegetais) buscando informações úteis que talvez não pudessem ser transmitidas nas unidades temáticas trabalhadas que não EDP III.
Reconhecemos que poderíamos ter tido maior dedicação, realizar um trabalho mais bem feito, mais rico, cumprindo realmente o proposto. Porém acredito que todos reconhecemos nossas falhas, nossos erros, fazendo com que esse trabalho tenha servido como forma de experiência e amadurecimento.
Agradecemos a todos e boa sorte!
Abraços!
Hanna Nunes e Polyane Ribeiro.
domingo, 12 de dezembro de 2010
Stop-Motion
Trabalho apresentado à disciplina de "Estudo e Desenvolvimento de Projetos III" demonstrando de forma bem simplificada a Divisão Celular.
Partimos agora para a apresentação do 2° Stop-Motion nessa segunda-feira...
Resumo de artigos sobre modelos didáticos
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Beleza Interior???
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Micrografias
São muito lindas, elas merecem um espaço nesse blog concerteza.
Mundo Microcópico em concurso
Visitando a folha de São Paulo hoje vi que está acontecendo um concurso de microfotografia.
Achei SUPERRRR INTERESSANTE
Isso me agrada muito pois amo biologia é claro e fotografia, é lógico que é preciso ter acesso ao microscópio eletrônico e ter uma camera mega, super, ultra perfeita em resolução.
No caso do concurso utilizam até o marketing pra divulgar a marca da camera.
Mais o que nós interessa aqui é a beleza e a importância do microscópio eletrônico.
Em baixo segue o texto com alguns detales do concurso e a fotografica vencedora que foi:
"Olho da aranha-fedorenta da espécie “Phalangium opilio”
Imagens de espécies científicas vistas através do microscópio integram o concurso de fotografia Olympus BioScapes Digital Imaging Competition.
Os dez vencedores do concurso deste ano, realizado pela oitava vez, recebem como prêmio equipamentos fotográficos e quantia em dinheiro para a foto vencedora.
Igor Siwanowicz/Reprodução |
Foto que mostra olhos de aracnídeo da espécie Phalangium opilio vence concurso de fotografia; veja mais imagens |
Igor Siwanowicz, que trabalha no Instituto Max Planck, em Munique, na Alemanha, foi o primeiro colocado com a foto dos olhos de um aracnídeo da espécie Phalangium opilio, que recebeu tratamento colorido.
A competição reuniu trabalhos do mundo inteiro, com a participação de 2.000 imagens. Os selecionados passam a fazer parte de uma mostra que vai percorrer museus e instituições acadêmicas.
Este é utilizado para estudar detalhes da superfície de objetos sólidos. Neste aparelho projeta-se um feixe de elétrons extremamente condesado sobre o material biológico já fixado e coberto com uma finíssima película metálica. Move-se o o feixe de elétrons para frente e para trás “varrendo” todo o objeto. Durante essa varredura, a superfície do material emite elétrons, que são captados por um sensor. A interpretação computadorizada dos elétrons emitidos permite compor imagens tridimensionais, que são reproduzidas em um monitor e podem ser impressas como fotomicrografias. A imagem a seguir é um exemplos das microfotografias que podem ser feitas pelo miscroscópio eletrônico de varredura. São detalhes que ninguém imaginava que existia. Simplesmente perfeito!!!!
domingo, 5 de dezembro de 2010
Microscópio eletronico de transmissão
Esse aparelhos é constituído por um tubo de metal de mais ou menos 1metro de altura por 20cm de diâmentro, conectado a uma bomba de vácuo que extrai o ar de seu interior. Na parte superior do tubo existe um filamento de tunsgênio, que é submetido a uma tensão elétrica de aproximadamente 60 mil volts para emitir elétrons. Estes se propagam como um feixe em direção à parte inferior do tubo do miscroscópio, passando através de "lentes eletrônicas", bobinas elétricas especiais que criam fortes campos eletromagnéticos. As lente eletrônicas interagem com o feixe de elétrons, condensando-o ampliando-o.
O feixe eletrônico atravessa o material biológico, no qual algumas estruturas permitem a passagem de elétrons e outras não. Depois de atravessar o material biológico, no qual algumas estruturas permitem essa passagem e outras não. Depois de atravessar o material, o feixe de elétrons deixa de ser homogênio, passando a representar uma imagem eletrônica das estruturas que atravessou. Essa imagem é ampliada e projetada em um monitor de vídeo ou em uma chapa fotográfica, na qual é registrada.
sábado, 27 de novembro de 2010
Ciência Itinerante
Curiosidades acerca dos temas trabalhados nesse período por cada dupla na disciplina de "Estudo e Desenvolvimento de Projetos III" foram escritas em uma linguagem simplificada e acessível.
Quer dar uma conferida?
~* é só clicar nas fotinhas q elas ficam maiores permitindo a leitura! ;)
A Microscopia Eletrônica no Brasil
Lá é possível encontrar informações sobre congressos, pesquisas em andamento, links e livros sobre microscopia, galeria de imagens, bem como o histórico desse estudo em nosso país!
Vale a pena conferir!
O funcionamento do M.E.
Como já exposto anteriormente, o Microscópio Eletrônico utiliza-se de feixes de elétrons para reproduzir imagens. Para isso, possui sistemas de iluminação e vácuo que produz feixes de elétrons que ao incidir sobre uma amostra atravessa o material e de acordo com a densidade do mesmo, a passagem é permitida em diferentes intensidades, formando a imagem. Possuindo a capacidade de aumento útil de até um milhão de vezes permite a visualização de moléculas orgânicas, como o DNA, RNA, algumas proteínas, enfim. Comparando-se ao aumento fornecido pelo Microscópio Óptico, o mínimo do Microscópio Eletrônico é três vezes o máximo fornecido pelo que utiliza a luz. A imagem é projetada em um anteparo fluorescente, que poderá ser redirecionada para uma chapa fotográfica para registro, ou ainda a imagem pode ser captada por um sistema computadorizado de captação de imagens e armazenada em CD-Rom para futura análise. Na obtenção dos feixes de elétrons, usa-se substâncias que contêm átomos pesados como ósmio, chumbo e urânio, que permitem obter um contraste entre as estruturas celulares, contribuindo para uma melhor imagem. Então a imagem é também uma resultante da absorção diferenciada de elétrons seja por variação de espessura ou interação com átomos de maior ou menor número atômico.
Fonte de pesquisa:
http://www.neurofisiologia.unifesp.br/eletronica.htm
O Microscópio Eletrônico
Programa de computador utilizado para capturar e editar as imagens obtidas pelo Microscópio Eletrônico
terça-feira, 9 de novembro de 2010
O Microscópio Eletrônico
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Cortes Histológicos - Aula Prática
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Divisão celular...
Uma boa prova a todos!
Abraços!
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Visualição da folha de Elodea no Microscópio Óptico
Preparamos as lâminas e as imagens observadas estão a seguir:
Observada ao Microscópio Óptico com o aumento de 32x
Observada ao Microscópio Óptico com o aumento de 400x
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Em Busca da Fotografia Perfeita...
Começando nosso "blogfólio" nos apresentando, somos Hanna Nunes e Polyane Ribeiro, alunas do 3° período de Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Este blog servirá como arquivo de nossas experiências e aprendizados no decorrer deste período...
E, para começar, registramos aqui as fotos tiradas no dia 23/08, onde tivemos algumas noções de fotografia para microscopia. Confesso que de início foi um tanto quanto complicado, como podem perceber nas fotografias acima (que mostra células da raiz de cebola), porém, com o tempo e com prática, fotos melhores virão! ;) No microscópio utilizado, uma pessoa (nossa professora de Células e Tecidos Vegetais) manuaseava as lâminas e ajustava o foco, enquanto os demais alunos, em outras lentes observavam o material com que ela trabalhava.
Nos próximos posts traremos mais fotos de lâminas feitas por nós mesmos, assim como maiores informações acerca do nosso tema, que é "Microscópio Eletrônico".
Uma ótima semana a todos e obrigada!