Artigo:
PLANEJAMENTO, MONTAGEM E APLICAÇÃO DE
MODELOS DIDÁTICOS PARA ABORDAGEM DE
BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR NO ENSINO
MÉDIO POR GRADUANDOS DE CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS
Autores:
Tereza Cristina Orlando, Adriene Ribeiro Lima, Ariadne Mendes da Silva, Carolina Nakau Fuzissaki, Cíntia Lacerda Ramos, Daisy Machado, Fabrício Freitas Fernandes, Júlio César C. Lorenzi , Marisa Aparecida de Lima, Sueli Gardim, Valéria Cintra Barbosa , Thales de A. e Tréz .
O ensino de Biologia Celular e Molecular constitui um dos conteúdos do ensino Médio de Biologia que mais requer a elaboração de material didático de apoio ao conteúdo presente nos livros texto, já que emprega conceitos bastante abstratos e trabalha com aspectos microscópicos.
Devido a deficiência de um laboratório bem equipado com materiais como laminas microscópios na maioria das escolas é difícil abordar aspectos da biologia celular e molecular já que o contado mais direto que os alunos tem é com as imagens fornecidas por livros didáticos que muitas vezes não apresentam escalas. Assim os alunos perdem a noção do tamanho real das imagens apresentadas.
Para os autores uma alternativa para a falta desses laboratórios nas escolas, principalmente as públicas, seria a montagem de laboratórios que contivessem modelos didáticos que contemplassem os conteúdos acima e dessa forma pudessem trazer uma visão mais aproximada desse mundo abstrato aos estudantes do Ensino Médio, na ausência de equipamentos de alto custo.
Além do lado visual atrativo, esses modelos permitem que o estudante manipule o material, visualizando-o de vários ângulos, melhorando, assim, sua compreensão sobre o conteúdo abordado. Também, a própria construção dos modelos faz com que os estudantes se preocupem com os detalhes importantes que as vezes passam despercebidos se olhados somente nos livros didáticos .
Agora segue algumas imagens dos modelos didáticos construídos pelos professores e alunos. Note o quanto são simples, porém ricos em detalhes. É uma maneira muito gostosa, fácil de aprender o conteúdo e tem um custo muito baixo para o professor e a escola.
Modelo da mitocôndria. As legendas indicam a membrana externa (ME), a membrana interna
(MI) com as cristas (C). Na matriz mitocondrial encontram-se representados o DNA mitocondrial (círculo preto) e os ribossomos (pontos pretos).
- Material usado:
1 bloco de isopor de 20 cm de comprimento por 12 cm de largura e 8 cm de
profundidade;
Estilete;
Lixa de madeira nº 180;
Caneta;
Pincel fino;
Tinta;
Caneta hidrocor.
- Passo a passo:
Com a folha de isopor de 8 cm de espessura marque os 20 cm de comprimento e 12 cm de largura desenhando com a caneta um retângulo. Corte este retângulo para obter a forma de um paralelepípedo, que representará futuramente a mitocôndria.
Lixe as laterais deste isopor e em um dos maiores lados desenhe com a caneta a membrana interna com suas cristas mitocondriais. Não se esqueça de deixar uns 2,5 cm entre a extremidade do isopor e a membrana interna, e quando for desenhar as cristas mitocondriais não fazê-las de pequena largura, pois pode quebrá-las quando
for lixar.
Passe o estile na linha demarcada como membrana interna para começar a escavar a matriz mitocondrial. Lembre-se que não deve retirar todo o isopor, mas sim, aproximadamente uns 4 cm de profundidade.
Com as cristas e a matriz mitocondrial prontas dê o acabamento lixando a região interna da mitocôndria. Posteriormente, pinte a organela lembrando que deve diferenciar pela cor a região interna (matriz mitocondrial) da externa, necessitando de
duas cores diferentes de tinta.
Quando a tinta secar represente na matriz mitocondrial, com o auxílio da canetinha hidrocor, os ribossomos, que podem ser simbolizados como pontos, e o DNA que deve ser uma circunferência pequena pintada ou um pedaço de linha preta formando um círculo, aderida ao modelo (isso dará um destaque em relevo para o DNA).
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Viu como é simples?!
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