segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Resumo Comentado

Artigo:
IMAGENS 3D VIRTUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RECONSTRUÇÕES DE UM MODELO ANALÓGICO DO OLHO HUMANO EM APLICATIVO MULTIMÍDIA


Autores:

Welerson R. MORAIS  (CEFET-MG)


Ronaldo L. NAGEM (CEFET-MG)

O presente trabalho teve por objetivo reconstruir modelos didáticos virtuais tridimensionais (3D) para o melhor aprendizado do aluno. Esses objetos possuem a característica que aproxima do real, onde é importante para o aluno perceber detalhes que passam despercebidos nos livros didáticos como citado nos post sobre outros artigos.
O livro traz uma visão muito limitada do que é realmente o mundo microscópio.
Um exemplo claro é a nossa matéria de botânica onde cada corte no vegetal apresenta no microscópio características muito distintas que não é possível imaginar olhando apenas nos livros.
Mas voltando aqui para o artigo, essas imagens servem, segundo Martins & Gouveia (2003), para facilitar a visualização de conceitos científicos.
            Além disso, um bom modelo didático deve proporcionar a criação de modelos mentais nos alunos, ou seja, a modelagem. É por meio desta que o aluno pode contrastar o modelo didático apresentado pelo professor no material instrucional com o modelo mental que ele possui na sua estrutura cognitiva levando-o a uma mudança conceptual.
            Pensando-se nessas características da CG e do ambiente virtual, buscou-se a construção do que Gilbert & Boulter (1998) chamam de modelos em computadores, que pudessem ser comparados com os dos livros didáticos, mas que se apresentasse como um modelo 3D virtual.
             E mais uma vez os resultados se mostraram positivos como nos demais artigos comentados. Podemos notar que os modelos didáticos são a solução mas eficaz para trazer o mundo microscópio para mais perto dos alunos, alguns são simples de baixo custo e transmitem o conteúdo de uma maneira clara e fácil de fixar.

            Então é só acreditar na sua criatividade e montar seu modelo didático, assim como nós Hanna e Eu fazemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário