domingo, 12 de dezembro de 2010

Resumo de artigos sobre modelos didáticos

Artigo:


DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O
ENSINO DE DESENHO MECÂNICO UTILIZANDO O
CONCEITO DE PROTOTIPAGEM RÁPIDA

Autores: 
Antônio E. M. Pertence, Daniel M. C. Santos e Helton Vilela Jardim

O artigo fala sobre os modelos didáticos para o ensino de desenho mecânico principalmente para o curso de engenharia e a importância de ter uma visão tridimensional e espacial.
Para o autor a percepção tridimensional se desenvolve à medida que um indivíduo vivência o espaço através principalmente da visão e do tato, captam estímulos, como brilho, sombra, cor, frio ou quente, tipo de contato etc.
Quanto aos modelos didáticos existem basicamente dois modos de construção: a extrusão de um perfil e manipulação de sólidos elementares.
Quanto o processo de criação de sólidos que é feito por meio de extrusão que consiste em desenhar o perfil da peça a ser construída e em seguida fazer com que esse perfil seja extrudado na direção de um eixo escolhido.
Apesar de o processo parecer simples e de fácil realização, torna-se inviável quando se pretende criar um elemento mecânico que possua formas geométricas mais complexas e detalhadas. O procedimento de construção por meio de sólidos elementares que cabe aqui dar mais ênfase consiste em criar formas geométricas padronizadas (cilindro, paralelepípedo, prismas, esferas, torus, cone, etc.), e por meio de aplicação de operações booleanas (soma, subtração e interseção), consegue-se a formação de elementos mecânicos.
Para a criação desses modelos tridimensionais alguns programas foram abordados no artigo como O “3DForm” que é um programa didático de geração de objetos tridimensionais virtuais que utiliza a associação de sólidos elementares através de operações de soma, subtração e interseção.
Segundo os autores a interface gráfica do programa “3DForm”, possui as seguintes características básicas de funcionamento :
- Oferece a capacidade de criação de formas geométricas complexas a partir de sólidos elementares.
- Permite a exibição imediata do histórico de criação do objeto através de uma árvore de visualização.
- Permite salvar e recuperar um arquivo que contém todo o histórico de criação do desenho.
- Permite salvar e recuperar um desenho.
- Apresenta interface agradável e de fácil utilização.
- Possui comandos com fácil acessibilidade.
Os resultados obtidos pelos professores foram satisfatórios segundo os autores e também de grande aceito pelos alunos.
Para os professores com grandes perspectivas de aperfeiçoar sempre a criação de métodos na elaboração de modelos didáticos o próximo passo seria a aplicação de modelos didáticos utilizando conceitos de prototipagem rápida em turmas regulares de desenho mecânico e projetos de máquinas, sendo que tais modelos seriam fruto de trabalho didático em turmas regulares de processo de fabricação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário