Somos estudantes de Ciências biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Este blog irá falar sobre o Microscópio Eletronico, suas funções, importância, invenção, contribuição para a ciência, entre outros. Esperamos que este espaço seja util para todos os leitores
sábado, 27 de novembro de 2010
Ciência Itinerante
Curiosidades acerca dos temas trabalhados nesse período por cada dupla na disciplina de "Estudo e Desenvolvimento de Projetos III" foram escritas em uma linguagem simplificada e acessível.
Quer dar uma conferida?
~* é só clicar nas fotinhas q elas ficam maiores permitindo a leitura! ;)
A Microscopia Eletrônica no Brasil
Lá é possível encontrar informações sobre congressos, pesquisas em andamento, links e livros sobre microscopia, galeria de imagens, bem como o histórico desse estudo em nosso país!
Vale a pena conferir!
O funcionamento do M.E.
Como já exposto anteriormente, o Microscópio Eletrônico utiliza-se de feixes de elétrons para reproduzir imagens. Para isso, possui sistemas de iluminação e vácuo que produz feixes de elétrons que ao incidir sobre uma amostra atravessa o material e de acordo com a densidade do mesmo, a passagem é permitida em diferentes intensidades, formando a imagem. Possuindo a capacidade de aumento útil de até um milhão de vezes permite a visualização de moléculas orgânicas, como o DNA, RNA, algumas proteínas, enfim. Comparando-se ao aumento fornecido pelo Microscópio Óptico, o mínimo do Microscópio Eletrônico é três vezes o máximo fornecido pelo que utiliza a luz. A imagem é projetada em um anteparo fluorescente, que poderá ser redirecionada para uma chapa fotográfica para registro, ou ainda a imagem pode ser captada por um sistema computadorizado de captação de imagens e armazenada em CD-Rom para futura análise. Na obtenção dos feixes de elétrons, usa-se substâncias que contêm átomos pesados como ósmio, chumbo e urânio, que permitem obter um contraste entre as estruturas celulares, contribuindo para uma melhor imagem. Então a imagem é também uma resultante da absorção diferenciada de elétrons seja por variação de espessura ou interação com átomos de maior ou menor número atômico.
Fonte de pesquisa:
http://www.neurofisiologia.unifesp.br/eletronica.htm
O Microscópio Eletrônico
Programa de computador utilizado para capturar e editar as imagens obtidas pelo Microscópio Eletrônico